07 dezembro 2015

Como fazer decorações simples e bonitas

Fazer decorações simples e bonitas requer observação e um pouco de habilidade para lidar com materiais diversos e não ter medo de ousar. Observação porque sempre é bom dar uma olhada em peças que foram feitas por outras pessoas. Um bom local para garimpar idéias é o Pinterest, e as plataformas de lojas de artesanato, ELO7 e Tanlup.

Nesses locais você encontrará as peças mais inusitadas e, com certeza, achará algo que se encaixe bem no seu espaço e seja simples de reproduzir. Veja nossas 3 dicas para decorar sua casa com simplicidade e beleza.

0 – Antes de Tudo
A dica zero é aquela que você tem que saber antes de qualquer coisa. Minha técnica pessoal para decorar é criar meu próprio mapa de imagens para ter uma base. Para decorar uma sala de estar por exemplo: eu checo catálogos e confira sites com modelos em sites prontos, como mesas de centro e banquetas – salvo tudo para ter uma base para seguir. Depois aplico essas 5 maneiras de decorar sem gastar quase nada.

1 – Cortina para cozinha

As janelas da cozinha merecem uma cortina bem bonita e alegre. Basicamente a peça é executada com costura reta e não requer um conhecimento especializado de costura. A medida do tecido é 2 vezes o tamanho da largura da janela pela altura que você desejar. Faça uma bainha simples, à máquina, nas partes inferior e superior do tecido, a melhor colocação é com varão, faça alças um pouco mais largas que o varão e pregue na parte superior da cortina em intervalos regulares. Encaixe a cortina pelas alças e pronto. Se tiver mais habilidade com a máquina poderá colocar renda ou um babado em volta para deixar a peça ainda mais bonita. Qualquer ambiente fica ótimo com cortinas ou persianas.




2 – Barras decorativas na parede

Essa idéia fica bem em quartos de criança ou, na cozinha. Dependendo do tipo de parede você precisará de tinta à base de água (para paredes com pintura normal) ou tinta para azulejos (se for aplicar na cozinha). A técnica requer um estêncil com desenho que desejar, tinta e rolinho ou batedor para estêncil. Posicione o estêncil com fita crepe no local desejado e molhando pouco o rolinho ou batedor passe na área vazada. Tome cuidado na hora de retirar o estêncil e recolocar para não borrar a tinta molhada. Reposicione e repita a operação até completar o tamanho de barra que você deseja. Escolha temas com poucos detalhes e que possam ser preenchidos com apenas uma cor, poderá fazer detalhes posteriormente, com pincel e outros estêncis ou ainda, com carimbos.




3 – Cachepôs para a sala
Cachepôs são muito úteis, além de decorativos. Você precisará de tecido de sua preferência, cola branca tipo “Cascorez”, potes de tamanhos variados, vaselina líquida, pincel grosso, barbante. Recorte o tecido em círculos que abarquem os potes escolhidos, passe vaselina na parte externa dos potes, amarre o tecido com o barbante nos potes, passe várias demãos generosas de cola branca no tecido, deixe secar. Corte o barbante e solte o tecido que ficou moldado como o fundo do pote. Recorte as beiradas irregulares e decore como preferir. Se desejar, substitua a cola por termolina. Essa técnica também pode ser feita com juta ou cânhamo dando ar rústico às peças.

Não é preciso muita habilidade para realizar trabalhos que resultem em peças muito bonitas para decorar a casa. Veja que, com materiais fáceis de serem encontrados é possível reproduzir peças que custariam bem caro nas lojas especializadas. Com um pouco de criatividade conseguirá ter uma decoração simples, bonita e barata.




Bia Gonzalez: carioca, arquiteta, apaixonada por internet e blogueira do Decorafino.
Espero que tenham gostado!!
Beijos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário